Designer * Professor
Autor de Livros Didáticos


CONSULTOR EM
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DE EMBALAGEM



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CASES DE DESIGN | Por Fábio Mestriner
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Novembro / 2021


CASES
POR FABIO MESTRINER


CASE RIPAX

CASE

A Embalagem que promoveu um processo de transformação na categoria


Neste projeto pioneiro foi aplicada a metodologia ensinada nos cursos de Design de Embalagem da ESPM há 25 anos. Todos estes passos foram seguidos com exceção do item 3 pois a pesquisa Survey Monkey só foi introduzida a partir de 2008 no Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM.


CONCORRÊNCIA Esta era a situação da competição no início do projeto onde o papel Ripax era o último colocado na categoria.








O estudo de campo revelou a situação que foi a base de toda a estratégia ou seja, a visita às papelarias e outros estabelecimentos onde o produto era comercializado, mostrou que esta categoria estava evoluindo e o próprio cenário do varejo estava se transformando com a entrada dos produtos de informática que abriam caminho para a transformação dos escritórios







POSICIONAR O RIPAX COMO SUPRIMENTO DE INFORMÁTICA


O ponto estratégico relevante neste projeto, foi mudar a posição o produto na Evolução da Categoria abandonando a linguagem visual característica dos materiais de escritório e adotando a linguagem visual dos produtos de informática. Para isso, um estudo aprofundado da linguagem visual dos produtos de informática foi realizado nas lojas especializadas


INTEGRAÇÃO COM A INDÚSTRIA DE EMBALAGEM

Na época da realização deste projeto a tecnologia de impressão flexográfica não havia alcançado a qualidade que apresenta hoje e o novo design só foi possível graças às instruções detalhadas que recebemos da gráfica* sobre como deveria ser a arte para que ela conseguisse imprimir com qualidade aceitável.
*Embalagem impressa pela Antilhas




A nova embalagem passou de 2 para 7 cores na impressão e adotou elementos gráficos visuais característicos do novo mundo que estava se iniciando com a informatização dos escritórios, a introdução dos programas como o Power Point com seus gráficos elaborados e a chegada da internet cujos botões aparecem também no painel frontal da embalagem


Naquela época era comum aparecer no painel das impressoras a mensagem: “Atolamento do Papel”. Por isso foi acrescentada a imagem subliminar do Snow Border deslizando. O Verso trilíngue mostra que no Brasil o papel provém de florestas plantadas e não do desmatamento

IMPRESSÃO A 7 CORES





Logo após romper totalmente a linguagem visual da categoria as embalagens originais foram resenhadas para manter-se na vanguarda. Nesta versão surgiu o INFOBOX com as informações objetivas unificadas para orientar a tomada de decisão do consumidor.




Quando um Design de Embalagem alcança o sucesso isso deve estimular a empresa a prosseguir desenvolvendo novas embalagens que ampliem o sucesso alcançado. Foi exatamente isso que a Ripasa fez, ela prossegui lançando novas embalagens para seu papel tradicional. O papel era o mesmo, mas novas embalagens podem abrir possibilidades, conquistar novos consumidores e reforçar a imagem da Marca RIPAX que passou a liderar a evolução da categoria.



Cada detalhe do sistema de embalagem RIPAX foi pensado para continuar a saga de inovação Iniciada com o lançamento da primeira embalagem da categoria posicionada visualmente como suprimento de informática. Mais uma vez a integração com a indústria de embalagem* foi fundamental para imprimir colorido na caixa de papelão a imagem criada para o envoltório original do papel. O Resultado foi que, além de ajudar a destacar o produto em lojas e papelarias, a nova Caixa Expositora venceu um concurso Internacional de impressão flexográfica.

*Embalagem impressa pela Orça




Por causa do Royalties dos personagens Turma da Mônica, o papel RIPAX ficava fora da competição de preços nas concorrências para o fornecimento de de materiais escolares. Por isso foi criado um personagem próprio para concorrer nestas situações Esta Oncinha Brasileira também foi lançada no mercado onde fez grande sucesso, tornando-se um exemplo de como uma marca pode ter um personagem próprio com padrão visual de personagens licenciados.



A linha de papéis RIPAX Colors surgiu para atender as necessidades da organização funcional do fluxo de informação nas empresas e também para os consumidores que gostam de variar a cor do papel.

























Fabio Mestriner
Designer – Professor – Escritor
Autor de livros didáticos sobre embalagem adotados por mais de 30 universidades
Professor na ESPM consulting

 


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